15/07/2011

Segundo IBGE, o Nordeste é a região com maior retorno de migrantes









Segundo um levantamento divulgado nesta sexta feira(15/07) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos censos 2000 e 2010, a migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e os estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país.

Segundo o instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.

O IBGE investigou onde morava o indivíduo exatamente cinco anos antes da data das pesquisas, no período entre 1999 e 2009, quando aproximadamente 4,8 milhões de brasileiros migraram entre estados e entre regiões do país. Em 2009, os estados do Nordeste que apresentaram migração de retorno mais expressiva, conforme o instituto, superando os 20% do total de imigrantes, foram Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.

0 comentários: