05/07/2011

Chapéu de Palha começa novo ciclo de capacitações

O Programa Chapéu de Palha inicia a segunda etapa do curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi), que já capacitou 560 profissionais no primeiro semestre. De julho a dezembro, a expectativa é formar mais 1.550 pessoas, que aprenderão normas do Ministério da Saúde (MS) relativas à promoção, prevenção e o controle dos agravos à saúde. A primeira turma começou nesta segunda-feira (04/07), no Juvenato Maria Auxiliadora, em Carpina. Além dessa, terão mais 11 turmas, 8 em Carpina e 3 em Itamaracá.


No conteúdo programático das aulas, noções de imunização, amamentação/alimentação e como prevenir acidentes e violência doméstica. As ações pretendem contribuir para um crescimento saudável de crianças menores de 5 anos e evitar a mortalidade por doenças como pneumonia e desnutrição, responsável por 70% dos casos.


As turmas de Carpina contemplam enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs) das II e III Gerências Regionais de Saúde (Geres), em Limoeiro e Palmares, respectivamente. As atividades em Itamaracá serão voltadas para o mesmo público, só que da I Geres – Recife.


Ao todo, estão sendo beneficiados profissionais de 53 municípios da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife (RMR). No primeiro semestre, foram contemplados os residentes em 27 municípios da fruticultura irrigada – VII e VIII Geres.


PROGRAMA


O Chapéu de Palha foi criado como medida de combate aos efeitos do desemprego decorrente da entressafra da cana de açúcar e da fruticultura em 60 municípios do Estado. Ao todo, 12 secretarias de Governo, além da Procuradoria Geral, trabalham articuladamente em diversos projetos nas áreas de educação, saúde, cidadania, habitação, infra-estrutura e meio ambiente.

0 comentários: