07/07/2011

Alpargatas construirá nova fabrica. O investimento será de R$177 milhões

A Alpargatas anunciou nesta quinta-feira (7) a construção de uma fábrica em Montes Claros, na região norte de Minas Gerais. Com investimento de R$ 177 milhões nos próximos quatro anos, a nova unidade terá capacidade de produzir 100 milhões de pares de calçados por ano, o que prevê um aumento de 30% na produção atual.

Segundo a companhia, a nova fábrica irá gerar mais de 2,2 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.

O presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, afirmou que 60% da produção da nova fábrica deverá ser destinada ao mercado interno. De acordo com o executivo, o investimento vai na contramão do setor calçadista, que tem sofrido com a valorização do real. " O antídoto para o câmbio é investir em inovação para baratear a produção, e importar matérias-primas no mesmo dólar que atrapalha a venda", disse.

A nova planta, que começa a ser construída em agosto deste ano e tem previsão de início das operações no segundo semestre de 2012, será destinada apenas a fabricação de Havaianas, um dos destaques de marcas do portfólio da companhia. Além disso, a unidade irá servir como centro de distribuição para a venda dos produtos.

Em nota, Utsch afirmou que a escolha da cidade de Montes Claros para construir uma nova fábrica ocorreu em função da proximidade da região com grandes centros consumidores, como as regiões Sul e Sudeste, e da presença de mão de obra qualificada.

Utsch criticou empresas que transferem a produção para outros países, como a Índia, para baratear custos. "Não sei como o governo acata uma situação dessas. A empresa não investe em inovação, pede taxa antidumping, e depois leva a produção para outro país, cortando empregos aqui", disse. "O Made in Brazil é importante para as vendas, deve ser usado como vantagem competitiva".

Desde março de 2010, o Brasil mantém uma sobretaxa de US$ 13,85 por par de sapato importado da China. Os fornecedores chineses são acusados de praticar dumping (vender produtos a um preço inferior ao praticado no mercado internacional). A sobretaxa vigorará por cinco anos e é adicional à tarifa de importação, que chega a 35% para artigos esportivos.

Estratégia
A estratégia de construir uma nova planta no Brasil está dentro do plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6 bilhões, o que correspondeu a 244 milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios vendidos.

Atualmente, a Alpargatas conta com quatro fábricas no Brasil - Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland - e em Campina Grande (PB) e Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé. A companhia também tem oito fábricas de artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado argentino.

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