07/06/2011

TSE lança campanha sobre recadastramento biométrico

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início nesta segunda-feira (6) a uma campanha, a ser veiculada em cadeia de rádio e televisão, que visa esclarecer o eleitor brasileiro sobre o recadastramento biométrico.



Foto: Divulgação

A campanha se estende até o dia 8 de julho e tem como foco os eleitores dos Estados de Alagoas e Sergipe, das capitais Goiânia-GO e Curitiba-PR, dos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva e das cidades pernambucanas de Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência.
Os eleitores de Santa Catarina, por outro lado, não estão sendo convocados pela Justiça Eleitoral para o recadastramento biométrico.
Segundo informações da Corregedoria Regional Eleitoral de SC, não há previsão por enquanto da realização do procedimento no estado.
Apenas os eleitores inscritos nos estados em que houver recadastramento e que residem em Santa Catarina estão obrigados a comparecer nos municípios de origem para efetuar o procedimento, sob pena de terem o título cancelado.
O objetivo da campanha do TSE é alertar os eleitores convocados sobre a importância de participar do recadastramento, que é obrigatório nas localidades citadas. Para tanto, basta que o cidadão compareça aos postos de atendimento definidos pelos tribunais regionais eleitorais portando o título de eleitor, um documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência.

O procedimento abrange a coleta das impressões digitais e a atualização junto ao cadastro da Justiça Eleitoral. 
O eleitor convocado que não comparecer terá o título cancelado.
O recadastramento biométrico busca habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.
Nas eleições de 2010, mais de 1,1 milhão de cidadãos de 60 municípios de 23 estados votaram após terem suas digitais reconhecidas pelo leitor biométrico acoplado à urna eletrônica. A biometria confere mais segurança à identificação do eleitor, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação.
Ao término desta segunda etapa, que deve ser concluída em abril de 2012, o TSE pretende ter recadastrado cerca de 10 milhões de eleitores, já que no segundo semestre de 2011 outras localidades serão definidas pela Justiça Eleitoral para realizarem a revisão eleitoral com foco na biometria. E a intenção da Corte é que todo o eleitorado do país esteja apto a votar nas urnas com leitor biométrico até 2018.
  • Divulgação
O material da campanha é composto de: dois filmetes e um spot de rádio que serão veiculados em rede nacional; um filmete regional, com uma versão para cada Estado e os respectivos municípios contemplados com a medida; seis spots de rádio regionais; um jingle temático para o Nordeste, abordando as festividades juninas; e material gráfico (folhetos e cartazes).

Também integra a campanha de esclarecimento do TSE o site da "Urna Eletrônica", que agregou todas as informações pertinentes à tecnologia da biometria e ao recadastramento biométrico. A página disponibiliza a relação de todas as localidades nas quais a Justiça Eleitoral realizará o recadastramento de eleitores em 2011, e a lista dos locais onde já houve revisão eleitoral para identificação biométrica.
O endereço do site é http://www.tse.jus.br/biometria.

0 comentários: