08/06/2011

Incêndio destrói gráfica em Goiana, na Mata Norte

Um incêndio atingiu uma gráfica no bairro de Cidade Nova, em Goiana, na manhã desta quarta-feira (08). O imóvel, que fica na travessa Massangana e existia há mais de 20 anos, ficou totalmente destruído em menos de uma hora.

A empresa - que fazia adesivos e sinalização para carros - pertence à família de Elvis Firmino Rodrigues. Ele contou que tinha chegado em casa e estacionado o carro na garagem, minutos antes do incêndio. “Quando eu fechei a garagem e cheguei na sala, aí eu vi o cheiro de queimado. Aí o fogo já estava se espalhando. Eu não sei o que aconteceu”, conta.

A mãe e a irmã de Elvis, Géssica Nathália Rodrigues, dormiam na parte da frente da casa.  "A gente começou a chamar os vizinhos. Eles imediatamente pegaram o balde e começaram a jogar água... É triste, né? Depois de construir o negócio com tanto esforço...", diz Géssica.

O fogo se espalhou rapidamente e não deu tempo para retirar o carro da garagem - o veículo também foi totalmente queimado. No local havia tintas, adesivos, computadores e um compressor. 

Os vizinhos contaram que os bombeiros demoraram duas horas para chegar à cidade. Segundo eles, o incêndio teria sido controlado com ajuda de um carro pipa de uma usina da região. “A região é muito grande, a cidade não é pequena. E também tem muito interiores aqui por perto”, diz Valéria de Azevedo, cunhada do dono da gráfica.

O Corpo de Bombeiros tem um posto avançado na cidade de Igarassu, a 30 quilômetros do município de Goiana, mas lá não há mais carro para combater incêndio. Por causa disso, os bombeiros que foram acionados nesta madrugada saíram do quartel de Olinda, que fica a 50 quilômetros de Goiana.

O operador de máquinas Reginaldo Lisboa mora em Igarassu e conta que conseguiu duzentas assinaturas, pedindo que o Governo de Pernambuco coloque um carro para combater incêndio nesta região do Litoral e da Mata Norte. 

“O quartel do Corpo de Bombeiros daqui vai atender as cidades de Itamaracá, Itapissuma, Goiana, Araçoiaba, Cruz de Rebouças, Abreu e Lima... Em vez de um carro de lá se deslocar para cá, já era para ter aqui esse serviço. Se acontecer um incêndio aqui numa residência, numa fábrica, num comércio, a gente tem que comunicar à Central. E daí que eles venham da Central até aqui, já pegou fogo em tudo”, diz Reginaldo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois carros de resgate da unidade de Igarassu são para socorrer vítimas de acidentes nas rodovias próximas, como a BR-101. Os bombeiros dizem que existe um projeto para instalar também uma unidade de combate à incêndio. Até o fim do ano, devem chegar mais carros, com previsão de deslocar algum deles para Igarassu.



Pe360

0 comentários: