07/06/2011

Câmara de Goiana realiza audiência para debater Feira Livre


A Câmara Municipal de Goiana realizou uma audiência pública para debater o futuro da feira livre. A intenção da Prefeitura de Goiana em retirar a feira do centro comercial da cidade, transferindo-a para a rua da Soledade, foi o principal tema de discussões, que contou com uma enorme platéia na galeria da Casa José Pinto de Abreu.
Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, João Bosco, o secretário de Turismo e representante do prefeito Henrique Fenelon na ocasião, Antônio Nélson, o presidente da Associação dos Feirantes de Goiana, Josivaldo Laurindo Ferreira, o secretário de Obras, Leandro Borges, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiana, Ruy Lourenço, e os vereadores Rubens Belarmino, Madalena Oliveira, Carlos Viégas Júnior, Jamilson Albertino, Ana Silveira e Carlos Correia.
A audiência foi convocada pela vereadora Madalena Oliveira, depois da mesma ter sido procurada pelos feirantes, que admitem mudanças, no entanto, são contrários a idéia do governo municipal de retirar a feira do centro comercial.
O secretário de obras, Leandro Borges, apresentou um projeto de como seria a nova feira livre. “Essa nova estrutura contará com um estacionamento, com praças de alimentação, áreas de carga e descarga, sanitários públicos, além de oferecer melhores condições de higiene, de armazenamento de mercadorias e segurança”, disse.
Já o presidente da Associação dos Feirantes de Goiana, Josivaldo Laurindo Ferreira, demonstrou todo seu descontentamento com a intenção do governo municipal. “Esse projeto da Prefeitura parece um avião. Mas, nós não queremos pagar por esse avião, não. Há mais de duzentos anos a feira está no lugar em que ela se encontra hoje. Não queremos sair do centro comercial. Pois, as pessoas vão deixar de comprar nos bancos de feira, para comprar apenas nos supermercados”, justificou.
O advogado dos feirantes, Cláudio Cunha, apresentou um vídeo mostrando alguns lugares no centro comercial onde a feira pode ser reordenada. “Existem espaços ociosos, como o que fica ao lado do Mercado Público e pátio que fica atrás da Casa da Cidadania, locais onde a feira pode ser reorganizada, liberando as vias públicas onde existam prédios históricos. Além disso, os feirantes também estão buscando diversas melhorias, como a padronização dos bancos de feira e capacitações junto a órgãos como o Sebrae”, disse Cunha.
De acordo com o representante da prefeito Henrique Fenelon, o secretário de Turismo, Antônio Nélson, existe um consenso geral nos discursos de ambas as partes. “Ouvi atentamente todos os oradores e o que pude perceber é que todos desejam mudanças para a feira livre de nossa cidade. O progresso precisa chegar para Goiana. Precisamos ficar todos unidos e oferecer as condições para esses feirantes galgarem futuramente a condição de empresários. No entanto, lamento que estejam querendo transformar isso em uma celeuma política”, criticou.
Por: Felipe Andrade
A audiência pública terminou com apenas uma concordância entre feirantes e representantes do governo municipal, a de que serão necessários diversos outros encontros e negociações para se decidir o futuro da feira livre.

0 comentários: