06/10/2010

Secretaria de Saúde que barrar chegada do sarampo em PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) quer barrar a entrada do sarampo em Pernambuco. Este ano, a Paraíba já confirmou 38 casos da doença, que desde 2000 não é notificada em Pernambuco. Para não deixar o vírus invadir o estado, representantes do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, dos portos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de municípios que fazem fronteira com a Paraíba se reúnem hoje para definir estratégias. O encontro acontece no Hotel Canariu´s, em Boa Viagem.

De acordo com a diretora geral de controle de doenças da SES, Jacyra Ferreira, na reunião serão definidas ações em dois eixos básicos: intensificar a notificação de possíveis novos casos no estado, através dos sistemas de vigilância epidemiológica, e reforçar a vacinação nas regiões fronteiriças de baixa cobertura vacinal. Participam da reunião representantes das cidades de Goiana, Itambé, Camutanga, Timbaúba, Macaparana, São Vicente Férrer, Orobó, Casinhas,Vertente do Lério, Machados, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Poção e Pesqueira.

Ao total, 30 municípios, entre os que fazem divisa com a Paraíba e os que têm grande concentração de turistas (Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Ipojuca, Igarassu, Cabo, Itamaracá e o distrito de Fernando de Noronha), estão sendo sensibilizados para a estratégia de enfrentamento. Nesses municípios, estão sendo realizadas vacinações seletivas entre funcionários de hotéis, motoristas de táxi e de ônibus de linha (integração) e de guias turísticos. Os municípios ainda devem estar atentos para notificar casos suspeitos em até 24 horas, fazer busca ativa de não vacinados para atualização das doses e avaliação da cobertura vacinal para identificar as áreas descobertas.

De acordo com o calendário vacinal, a ser seguido por todos os Postos de Saúde, a primeira dose da vacina contra o sarampo é dada em crianças de um ano de idade. O reforço ocorre de 4 a 6 anos depois. Ainda é necessário vacinar adolescentes e adultos com até 39 anos e que jamais foram imunizados.

0 comentários: