11/10/2010

População de Buenos Aires pede a volta do padre

Moradores da cidade de Buenos Aires realizaram na noite da última sexta uma caminhada para protestar contra a saída do pároco da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto. O padre Flávio estava há cerca de um ano na paróquia e teria sido afastado na semana passada, por decisão do bispo de Nazaré da Mata. De acordo com os moradores da região, o religioso teria sido retirado do comando da igreja porque um grupo de doze pessoas não estaria aceitando as interferências do padre.



“Antigamente, não tínhamos o status de paróquia e a organização de muitas coisas era feita por essas pessoas, sem nenhum tipo de controle. Quando o padre chegou, começou a controlar as atividades e esse grupo não gostou. Por isso, pediu a saída dele da paróquia. Mas a grande maioria da população é a favor dele. Não entendemos porque ele fiu afastado”, comentou a comerciante Maria das Graças Guerras.

E, de acordo com os moradores de Buenos Aires, se o bispo não der um posicionamento a respeito da situação do padre, um novo protesto será realizado. Só que desta vez, a população vai até Nazaré da Mata, onde mora o bispo.

"Padre não retornará à matriz"

De acordo com o bispo dom Severino Batista de França, da Diocese de Nazaré da Mata, responsável pelo afastamento de Flávio Alberto, a decisão foi tomada há meses depois que a diocese recebeu diversas queixas contra o padre. Bispo avisou que decisão não tem volta. Fiéis prometem deixar de ir à missa.

"Tudo foi feito através do diálogo e ele não reagiu. Muitas pessoas vieram aqui se queixar da forma que ele estava atuando. Houve um tumulto lamentável, mas esse não é o papel de um cristão comprometido", disse dom Severino Batista. O padre estava à frente da paróquia há um ano e meio. Os problemas começaram a existir quando um grupo passou a questionar a interferência do religioso na administração da igreja. "Anteriormente, havia um padre muito ausente e a comunidade tinha uma participação mais ativa, mas as coisas mudaram", comentou o padre.

Apesar de ter sido retirado do comando da matriz, de acordo com a diocese, os trabalhos realizados pelo padre foram muito bem avaliados. "Ele é muito bom, tanto que eu já tive várias reuniões com fiéis que desejam o retorno. Mas essa decisão não tem volta. Ele conviveu bem com o povo, mas faltou traquejo para lidar com algumas pessoas", explicou o bispo. O padre Flávio Alberto ficará na paróquia até a próxima terça-feira e poderá ser transferido para Goiana ou ficar na Diocese de Nazaré da Mata juntamente com o bispo. 

0 comentários: