29/09/2010

Modernização de bibliotecas públicas chega a 21 municípios pernambucanos.


A Fundação Biblioteca Nacional selecionou 34 municípios que serão contemplados com a ação Modernização de Bibliotecas Públicas do Programa Livro Aberto implementado pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. Vinte e um municípios pernambucanos serão contemplados. São eles: Agrestina, Ferreiros, Floresta, Garanhuns, Granito, Gravatá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Jupi, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Limoeiro, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Paudalho, Pedra, Pombos, Salgueiro, Surubim e Trindade.
O Programa Livro Aberto propõe implantar bibliotecas públicas em municípios que não as possuem e revitalizar as já existentes. Os Estados e Municípios que desejam ser contemplados com a implantação deverão dispor de espaço adequado, de fácil acesso à comunidade.

A ação ainda inclui diversas propostas que devem ser seguidas pelas Prefeituras, como o local adequado, capacitação dos bibliotecários e o incentivo a valorização dos vários saberes da região, através do incentivo à pesquisa e registro das diversas expressões da cultura local e o fortalecimento da Biblioteca Pública como instrumento de desenvolvimento do município nas diferentes áreas sócio-cultural e econômica.

0 comentários: