01/03/2010

PTB: Apoio à base continua em PE

 

Ao anunciar um provável apoio do PTB à candidatura do governador José Serra (PSDB-SP) à presidência da República, o presidente nacional petebista, deputado Roberto Jefferson (RJ), teria deixado o caminho livre para as decisões estaduais da sigla. Pelo menos, assim entende José Humberto Cavalcanti, secretário-geral do PTB pernambucano. “Nós estamos liberados para formarmos nossa aliança estadual. Em Pernambuco, o PTB tem sua direção, apoiaremos as forças que querem eleger a zé_humberto ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) presidente da República”, disse José Humberto.

O petebista recorda da participação da legenda no pleito de 2006, quando o PTB, à época, começou apoiando o palanque do então candidato petista ao Governo, atual secretário Humberto Costa (Cidades), que ao perder no primeiro turno, rumou com o PTB para o palanque do hoje governador Eduardo Campos (PSB). No palanque que pretende reeleger Eduardo Campos, em outubro, o PTB deve indicar o deputado federal Armando Monteiro Neto como um dos dois candidatos ao Senado.

Para José Humberto, o PTB/ PE só teria problemas com a atitude de Roberto Jefferson se houvesse verticalização nas eleições. “As particularidades de cada Estado estarão garantidas para o PTB. O PTB deve prestar um apoio a José Serra, não deve entrar como mais um partido na chapa montada pelo PSDB”, argumentou. O acordo envolvendo petebistas e tucanos ainda não foi confirmado, mas Roberto Jefferson acredita que esse é o caminho natural da base petebista.

Segundo Jefferson, seu apoio não estaria condicionado apenas à candidatura de Serra. O primeiro impacto da migração do PTB de Dilma para Serra será no guia eleitoral, onde a ministra perderá 42 segundos nos programas de rádio e televisão.

0 comentários: