31/03/2010

População de Goiana tem de volta o Cine-Teatro Polytheama

 

Os moradores da Zona da Mata Norte celebraram com festa a reabertura do Cine-Teatro Polytheama, em Goiana. Patrimônio histórico da cidade, o prédio foi recuperado com recursos da ordem de R$ 2,2 milhões do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata - Promata, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional. A inauguração foi marcada pela apresentação da peça “A chegada da prostituta no céu”, de Ariano Suassuna.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe, em conjunto com a prefeitura municipal, vai ser responsável pela gestão do Polytheama, garantindo que o espaço torne-se uma rota frequente de filmes e peças teatrais. O secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, destacou a importância da união de forças entre Estado, município e população.

“É buscando parcerias que nós vamos conseguir fortalecer a cultura. O Governo faz uma parte e a população faz a sua. O investimento financeiro é bem menor do que a nossa satisfação de recuperar um equipamento que estava esquecido, fazendo com que ele volte a ser um ambiente de cultura para toda a Mata Norte”. Ainda de acordo com Patriota, espaços como esse são vitais no processo de interiorização da cultura, uma das iniciativas prioritárias do Governo de Pernambuco.

Projeto - A reforma do espaço foi indicada como prioridade na cidade. Para isso, o Promata investiu os R$ 2,2 milhões executando serviços de melhoria e adequação da edificação às exigências de normas e legislações em vigor. Foi feita a reconstrução de pisos, revestimentos, pinturas, esquadrias e coberta; banheiros; reforço estrutural; substituição das instalações elétricas e hidro-sanitárias; e restauração da fachada. A reforma ainda contou com a troca do sistema de combate a incêndio, de climatização e de cenotecnia (sonorização, projeção e iluminação cênica). O espaço tem capacidade para 220 lugares.

0 comentários: