03/03/2010

Moraes solicita audiência pública para fechamento dos Hospitais Psiquiátricos

 

A polêmica envolvendo o fechamento dos hospitais psiquiátricos de Pernambuco, foi pauta durante reunião plenária na Assembléia Legislativa. O Deputado Antônio Moraes solicitou uma audiência pública para o próximo dia 9 de Março às 10h no auditório da Alepe e tomou a frente das discussões questionando a medida do governo de encerrar as atividades dos centros psiquiátricos e devolver os pacientes para suas famílias.

O Parlamentar indagou sobre a ajuda financeira que essas famílias receberão, na quantia de um salário mínimo, achando a verba inviável para o tratamento do doente no domicílio, uma vez que o governo gasta em média de quarenta e dois reais por dia com os pacientes, além do alto custo dos medicamentos.

“Muitas dessas famílias não sabem como lidar mediante o momento de crise dos doentes. Alguns pacientes desses hospitais foram abandonados pelas famílias e não tem sequer resquícios de parentes, como será daqui pra frente?” indagou Moraes.

A Audiência Pública reunirá os representantes das instituições públicas e privadas do setor de saúde do Recife, de algumas cidades da região metropolitana e representantes da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

O Hospital Psiquiátrico Alberto Maia já encerrou seus trabalhos e outras unidades estão com os dias contatos, como é o caso dos Hospitais da Tamarineira e Antônio da Fonte em Aldeia.

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Pernambuco é presidida pelo Deputado Clodoaldo Magalhães, que junto aos demais membros da comissão irão visitar alguns hospitais, mediante solicitação do Deputado Antônio Moraes.

0 comentários: