31/03/2010

Eduardo anuncia revoada na equipe

 

Depois de muito mistério, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciará hoje, às 15h, no Palácio, o nome dos novos secretários estaduais que substituirão os futuros candidatos a mandatos eletivos. Conforme a Folha antecipou ao longo da última semana, Eduardo não promoverá grandes mudanças no primeiro escalão do seu Governo, mantendo a correlação de forças políticas em vigência. Ou seja, cada partido aliado continuará com o mesmo espaço que teve até ontem. Também é objetivo do governador evitar a descontinuidade administrativa dos principais programas, fato que pode transformar-se em munição para ataques da oposição durante a campanha.

Em três secretarias - Administração, Articulação Social e Saúde - assumirão os executivos. Já as pastas de Cidades e Transportes serão comandadas por dirigentes de órgãos vinculados. Nas demais, Eduardo fez um remanejamento ou buscou uma solução “caseira”, dentro do Governo.

Carro-chefe da gestão, a Educação será comandada por Nilton Mota, homem de confiança de Danilo Cabral (PSB), que deixa o cargo para candidatar-se a federal. Nilton é chefe de gabinete do atual secretário e tem a seu favor a simpatia do corpo técnico. Em outra secretaria de peso, a da Saúde, o escolhido para o lugar do vice-governador João Lyra Neto (PDT) foi seu atual secretário-executivo, Fred Amâncio, um auditor da Secretaria da Fazenda, responsável por ajudar na implantação do modelo de gestão da pasta.

Ângelo Ferreira (PSB) deixa a Agricultura para tentar reeleger-se estadual. Para o seu lugar vai o atual secretário de Relações Institucionais, Ranilson Ramos (PSB). Presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto (PT) passa a acumular o comando da Secretaria das Cidades, vago com a saída de Humberto Costa (PT).

A mesma situação se aplica à pasta de Transportes. Sai o deputado estadual Sebastião Oliveira (PR), entra Eugênio Morais, presidente do Departamento Estadual de Rodagens de Pernambuco (DER), que acumulará as duas funções. Morais foi indicado pelo deputado federal Inocêncio Oliveira (PR). Nos bastidores, comenta-se que a intenção de Inocêncio é ocupar os espaços da secretaria com o “pessoal” do deputado estadual Alberto Feitosa (PR) que volta à suplência com o retorno de Sebastião à Assembleia.

Paulo Câmara será efetivado no Turismo, deixando a Administração, cujo novo secretário será o atual executivo, José Francisco Cavalcanti Neto, sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco (PSB). Waldemar Borges (PSB) deixa a Articulação Social para o ingresso do vereador do Recife, Gilberto Alves (PTN), que, por sua vez, será substituído na Câmara pelo suplente Laerte Rocha (PTN), policial civil que obteve 4.116 votos, em 2008.

Na Ciência e Tecnologia, assume Anderson Gomes, executivo de Luciana Santos (PCdoB), que disputará mandato federal, a exemplo do secretário-chefe da Assessoria Especial do Governador, Severino Ninho (PSB). O substituto do socialista ainda não havia sido escolhido até ontem

0 comentários: