04/03/2010

Compesa vai implantar sistema de informação geográfica

 

Com o objetivo de agilizar o atendimento prestado aos seus clientes, a Compesa começa a implantar, até o final de março, um sistema de informação geográfica em suas unidades espalhadas pela Região Metropolitana do Recife (RMR). A tecnologia, intitulada GIS (Geographic Information System), ajudará na gestão das redes de água e esgoto da companhia pernambucana. Para a implantação do sistema, a Compesa está investindo R$ 2,4 milhões.

Baseado no geoprocessamento, o GIS utilizará imagens de satélite para traçar um raio-x dos sistemas de abastecimento e saneamento da Compesa. O software é representado, basicamente, por mapas de redes, elementos urbanos (rua, lote, quadra, etc) e informações alfanuméricas dos clientes.

Será possível, por exemplo, mapear grandes consumidores, faixas de consumo, áreas de taxa social, inadimplentes e regiões sem cadastro comercial, além de checar a vazão da água em alguns pontos. "Se você quiser saber a situação de um determinado cliente, que mora em uma determinada rua, basta clicar na imagem do satélite, em cima do lote da casa, para ter acesso às informações", afirma Clécio Barbosa, coordenador de Cadastro Técnico da Compesa.

Além disso, o sistema permitirá, através de um clique, visualizar informações técnicas da rede, como o diâmetro da tubulação, o tipo de material, o comprimento e a profundidade. "Se houver um estouramento em um determinado local, será possível visualizar no GIS todos os registros que precisarão ser desligados e saber quais serão os clientes que ficarão desabastecidos", explica Clécio. Segundo ele, o sistema também permitirá fazer o acompanhamento remoto dos veículos da companhia, dando mais agilidade às equipes de campo.

Inicialmente, o GIS abrangerá apenas a Região Metropolitana, coletando informações geográficas de 15 municípios: Araçoiaba, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Itamaracá, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. Todas as informações serão consultadas através da intranet. A previsão é de que o sistema seja expandido para todo o Estado nos próximos anos.

Tendência no cenário das companhias de saneamento do país, o GIS já é utilizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) e pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O processo licitatório para contratação da empresa que vai gerenciar e implantar o sistema na Compesa já foi concluído. A ordem de serviço sai ainda este mês. A implantação do sistema começa na segunda quinzena de março e levará cerca de um ano para ser concluída.

0 comentários: