03/03/2010

Alepe reverencia memória de Joaquim Nabuco

 

O grande intelectual e político que projetou o movimento social responsável pelo fim da escravidão no Brasil teve seu legado histórico celebrado, nesta quarta (três de nabuco março), na Assembleia. Joaquim Nabuco, patrono do Legislativo pernambucano, foi homenageado em reunião solene para marcar o centenário da morte do abolicionista.

As homenagens começaram à tarde, com a colocação de flores no busto do político, localizado na Rua da Aurora, em frente ao palácio batizado com o nome do patrono da Assembleia. A cerimônia foi prestigiada pelo neto de Nabuco, o advogado José Thomaz, e por diversas autoridades dos três Poderes. À noite, foi a vez da trajetória do abolicionista receber o reconhecimento dos deputados estaduais, em uma reunião solene no Plenário da Casa.


O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, ressaltou que todas as homenagens são em razão do grande estadista que foi Nabuco.// Segundo o primeiro-secretário da Casa, João Fernando Coutinho, do PSB, o abolicionista, nascido no Recife, contribuiu para que Pernambuco e o Brasil alcançassem uma identidade cultural muito desejada pelo povo. O líder do Governo na Casa, Isaltino Nascimento, do PT, e a deputada Miriam Lacerda, do Democratas, também se pronunciaram.


O neto do abolicionista, José Thomaz, falou do amor do político pela terra natal, e ressaltou a luta de Nabuco por todas as causas que considerava justas.// A reunião ainda foi marcada por uma apresentação do historiador da Fundação Joaquim Nabuco, Humberto França, que fez uma exposição sobre a vida e a obra do abolicionista.


Também diplomata, escritor e historiador, o homenageado, apesar da origem aristocrática, preocupou-se com temas como a reforma agrária e os direitos dos povos indígenas. Segundo França, não há dúvidas entre os intelectuais brasileiros de que Nabuco foi um dos maiores estadistas que o País já produziu.

As homenagens da Assembleia continuam em agosto, com a entrega da Medalha Comemorativa em Celebração ao Ano Nacional de Joaquim Nabuco aos 49 deputados e outras autoridades estaduais.

0 comentários: