22/02/2010

Rural fará nova seleção para preencher as vagas

 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai realizar uma nova seleção para conseguir preencher todas as vagas disponibilizadas aos feras que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido no ano passado. Depois da primeira fase de inscrições, cujo resultado foi liberado no dia 5 deste mês, sobraram 1.047 vagas, o equivalente a 64% das 1.640 oferecidas em 40 cursos. Os interessados em participar da última oportunidade de ingressar na instituição poderão fazer as inscrições entre os dias 1º e 3 de março, pelo site http://sisu.mec.gov.br.

“Mesmo realizando a segunda etapa, que está em curso, sabemos que sobrarão vagas, porque muitos dos candidatos passaram na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e não vão se matricular na Rural”, justifica a pró-reitora de Ensino e Graduação, Maria José de Sena.

A instituição, entretanto, só poderá informar quantas vagas serão disponibilizadas para a terceira etapa depois que os aprovados na segunda fase de inscrições efetuarem as matrículas. Esse processo ocorrerá de amanhã até sexta-feira.

A perspectiva de uma terceira seleção anima os feras que participaram do Enem e que ainda não conseguiram uma vaga na Universidade Federal Rural. “Tentei gastronomia mas não passei. Essas etapas complementares me deixam mais esperançoso”, comenta o estudante Filipe Aca, 21 anos.

A pró-reitora Maria José de Sena explica que sobraram vagas porque há jovens, matriculados ou não, que continuam ativos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), usado pelos feras que participaram do Enem. “Alguns estudantes ficam testando a nota que poderiam alcançar em cursos diferentes. Outros foram aprovados, mas não realizaram a matrícula. Nesse caso, se conseguirem uma nova vaga, a primeira aprovação será automaticamente cancelada”, explica.

O processo seletivo contempla 40 cursos nos câmpus do Recife e nas unidades acadêmicas de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. A matrícula dos aprovados na terceira etapa ocorrerá de 9 a 12 de março.

UFPE - Enquanto a Rural ainda tenta preencher todas as vagas, a Federal dá início ao processo de matrículas. O processo começa hoje e segue até a próxima sexta-feira para os novatos que vão estudar nos câmpus do Recife, Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Caruaru (Agreste).

Para realizar o procedimento, os aprovados no vestibular 2010 devem se dirigir, nos dias e horários informados no Manual do Candidato, ao Centro de Convenções da UFPE, no caso daqueles alunos aprovados para o câmpus da capital, ou ao setor de escolaridade dos centros de Vitoria ou Agreste, no caso dos novatos dessas unidades.

De acordo com a Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest), a UFPE também não conseguiu preencher todas as 6.517 vagas disponibilizadas no último vestibular. Nesse caso, a universidade poderá escolher por remanejar candidatos, disponibilizar a reopção de curso ou ainda realizar nova seleção.

0 comentários: