05/02/2010

Moraes sugere debate sobre fechamento de hospitais psiquiátricos

 

Em cinco anos, mais de dez hospitais psiquiátricos fecharam as portas no Estado. A denúncia foi feita, ontem, quinta feira, pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB. Segundo o parlamentar, a próxima unidade a encerrar as atividades é a Comunidade Psicoterapêutica Nossa Senhora das Graças, localizado em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, que faz parte do grupo hospitalar Jayme da Fonte.


O deputado afirmou que, desde que o Ministério da Saúde determinou que os doentes mentais sejam tratados em casa e não mais internados, se observa o desespero das famílias que não sabem como cuidar do paciente. Moraes também alertou para o fato de que muitos portadores de problemas mentais são abandonados pelos parentes e passam a morar na rua.


O deputado protestou contra o fechamento da unidade de saúde de Camaragibe, lembrando que existem pacientes há dezesseis anos no local e que perderam o contato com as famílias. Moraes sugeriu a formação de um grupo de parlamentares para visitar o hospital, e também propôs que a Comissão de Saúde da casa realize uma audiência pública para debater o assunto.


Miriam Lacerda, do Democratas, Terezinha Nunes, do PSDB, Jacilda Urquisa, do PMDB, e Eriberto Medeiros, do PTC, apoiaram a iniciativa, lembrando que é necessário lutar contra o fechamento dos hospitais psiquiátricos.

0 comentários: