13/01/2010

Reforço para a base governista

 

Figura1  O governad or Eduardo Campos terá dois reforços a mais na Assembleia Legislativa para enfrentar as críticas da oposição durante o período eleitoral. A volta dos secretários de Agricultura, Ângelo Ferreira (PSB), e de Transportes, Sebastião Oliveira (PR), está sendo vista como "arma de campanha" do socialista para ajudar na defesa política do governo e minar as críticas da oposição. A expectativa é de que eles retornem logo após o Carnaval.


Deputados licenciados, os dois se preparam para enfrentar as urnas em outubro. Com o retorno da dupla por força da legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização dos candidatos que estão em cargo público até 31 de março, os deputados suplentes Amaury Pinto (PR) e Alberto Feitosa (PR), serão obrigados a deixar o Legislativo. Os dois também tentarão renovar seus mandatos, porém não poderão mais contar com a estrutura dos gabinetes. Por telefone, Feitosa disse que a perda do cargo era um procedimento legal. "É algo normal. Se o titular retorna, o suplente sai", disse.


Ontem, o líder do governo, deputado Isaltino Nascimento (PT), disse que seria de fundamental importância a volta dos secretários. Além de Sebastião Oliveira e Ângelo Ferreira, ele citou o retorno do ex-secretário de Turismo Sílvio Costa Filho (PTB). O petebista só deixou o cargo após denúncias de superfaturamento de cachês e shows não realizados pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). "É importante que possamos contar com três secretários experientes na administração. Eles tem condições de reforçar as informações sobre as ações do Executivo e ajudar na defesa política do governo na Assembleia", argumentou.


O líder da oposição, deputado Augusto Coutinho (DEM), informou que a volta ou não dos secretários para o Legislativo era uma prerrogativa do governo. "Não vamos abrir mão de fiscalizar. Não aceitaremos que eles usem o governo em prol de candidaturas e de projetos pessoais de quem quer que seja. O importante é que vamos exigir essa ética por parte do governo", avisou.


Para o deputado Pedro Eurico (PSDB), a entrada dos secretários não agregará valor na defesa do governo. "O reconhecimento e a experiência não significam que eles estão mais qualificados para rebater as críticas. O governo perdeu o discurso há muito tempo nas áreas mais críticas, em que a oposição tem focado. Os que retornarem e não tiverem desempenho à altura passarão por momentos de dificuldades, pois serão cobrados e testados", destacou.


A dança das cadeiras

Quem sai
Dep. Amaury Pinto (PR) - 1º suplente
Dep. Alberto Feitosa (PR) - 2º suplente

Quem retorna
Secretário de Agricultura - Ângelo Ferreira (PSB)
Secretário de Transporte - Sebastião Oliveira (PR)

0 comentários: