11/01/2010

Pernambuco ganha mais uma Unidade de Pronto Atendimento

Com informações do Pe360

Mais uma unidade de saúde foi inaugurada nesta segunda-feira (11) para tentar desafogar as emergências dos hospitais públicos no Recife. A segunda Unidade de Pronto Atendimento de Pernambuco, a UPA de Igarassu, vai funcionar 24 horas por dia, e fica localizado às margens da BR-101 Norte, no distrito de Cruz de Rebouças.


A unidade de pronto atendimento Honorata de Queiroz Galvão vai receber cercupa a de 500 pacientes por dia. Cinco médicos vão atender no local. Dois clínicos, dois pediatras e um ortopedista. A unidade tem sala de emergência e de observação com 10 leitos para adultos e quatro para crianças. Mesmo assim, os pacientes não devem ser internados, eles podem ficar aqui no máximo 24 horas. Os casos mais graves serão encaminhados para um hospital.


“Vamos receber os pacientes traumatizados. O objetivo é estabilizar o quadro clínico, para só depois ser transferido”, falou a coordenadora do UPA de Igarassu, Cláudia Luna.


A UPA deve receber pacientes de Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba, Carpina e Goiana. Pessoas desta região representam 22% dos atendimentos feitos no hospital da restauração.


Para ser atendido não é preciso marcar consulta. A unidade atende casos de emergência, principalmente de baixa e média complexidade. “O doente de baixa e média complexidade não está na iminência de morte. Os que precisam de cuidados cardiovasculares nós não vamos atender aqui. Vamos ter um centro de ortopedia aqui, mas apenas para contusões. Fraturas externas, que precisam de cirurgia, vão ser encaminhadas para hospitais de emergência”, disse Cláudia.


A outra unidade de pronto-atendimento funciona às margens da rodovia PE-15, na Cidade Tabajara, em Olinda. A UPA de Olinda fica ao lado da maternidade Brites Albuquerque.

0 comentários: