04/01/2010

Governo e prefeituras no combate à violência contra as mulheres

 

judite_botafogo O encontro com os prefeitos dos municípios foi norteado pela ampliação de políticas públicas eficientes, transversais e integradas, cujo objetivo é garantir, sobretudo, a interiorização dessas políticas para as mulheres de todo o Estado. Cada município conveniado vai receber capacitação técnica e um kit composto por computador, notebook, aparelho de fax, impressora e mobiliário.

Para o Governador, o desafio do Século XXI passa pela estruturação de políticas públicas que favoreçam o crescimento conjunto da economia e do povo. “É o serviço público com olhar para questão das desigualdades e de gênero. Hoje Pernambuco tem a imagem do Estado que está diminuindo a violência com a ajuda das novas delegacias especializadas da mulher. É pensar também na capacitação direcionada para vocações femininas nos espaços econômicos que surgem no nosso horizonte”, defendeu Eduardo, citando, ainda, as ações voltadas para as mulheres dos programas Chapéu de Palha e Mãe Coruja.

Em nome de todos os gestores contemplados, a prefeita do município de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, falou da importância da parceria nas esferas estadual e municipal. “Estamos trabalhando em conjunto e por ideais comuns para garantir a geração de renda e a partir dela, fortalecer a família”, disse.

Segundo a secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque, é a primeira vez, em 120 anos de República, que um governador coloca como meta prioritária a criação de órgãos em defesa da mulher. “Quando começamos, tínhamos apenas quatro. Hoje, somos 56 coordenadorias e secretarias”, comemorou a secretária.

Os 29 municípios conveniados são: Pesqueira, São Lourenço da Mata, Ibirajuba, Taquaritinga do Norte, Afrânio, Cupira e Iguaracy. Serrita, Sertânia, Palmares, Cortês, Passira, Paudalho e Água Preta, além de Carnaubeira da Penha, Tracunhaém, Moreno, Bonito, Lagoa do Carro e Ibimirim. As cidades de Orocó, Custódia, São Vicente Férrer, Pedra, Buíque, Bodocó, Sairé, Joaquim Nabuco e Machados fecham o conjunto.

0 comentários: