29/10/2009

13º MAIS CEDO

Os servidores públicos podem começar a se planejar. O governador do Estado, Eduardo Campos, anunciou, ontem, que irá antecipar o pagamento do 13º salário. A quantia será depositada em uma só parcela nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Os servidores também passarão as festas de fim de ano mais descansados. O Governo agendou para os dias 21, 22 e 23 de dezembro o pagamento dos salários de dezembro. Antes o calendário previa o pagamento da remuneração para os dias 23, 24, 28, 29 e 30 do mês. A folha de pagamento do funcionalismo estadual corresponde a aproximadamente R$ 400 milhões para cerca de 200 mil contracheques.


De acordo com o governador, com o pagamento do mês de outubro (que está sendo realizado esta semana), do 13º salário e do salário de dezembro, serão injetados mais de R$ 1,6 bilhão na economia local. “Com esta antecipação, nós estamos ajudando os servidores, que poderão se organizar para as festas de fim de ano e, ao mesmo tempo, estamos contribuindo para a economia. Com esse dinheiro, o servidor poderá comprar, o comércio será estimulado e a economia terá um crescimento”, disse o governador.

Tanto para o pagamento da gratificação de Natal, quanto para o salário de dezembro, o primeiro dia de pagamento será dedicado aos aposentados e pensionistas. Em seguida, serão realizados os pagamentos dos servidores ativos da Secretaria de Educação. No último dia, os demais servidores ativos serão contemplados.


De acordo com o presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, a antecipação do salário cria novas oportunidades para o comércio pernambucano. “Quando circula dinheiro as pessoas consomem mais, principalmente a classe média, onde está incluída a maioria dos servidores públicos. A nossa expectativa é de que as vendas tenham um incremento neste fim de ano, gerando novas oportunidades de emprego”, afirmou. Segundo ele, em setembro o comércio pernambucano registrou um crescimento de 8% com relação ao mesmo período de 2008.


A notícia foi bastante comemorada pela servidora pública Irandi Ribeiro, há 25 anos trabalhando no serviço público. “O 13º é um dinheiro sagrado tanto para pagar contas quanto para juntar dinheiro. Nós podemos nos planejar para pagar contas, viajar, economizar e, ainda, fazer compra”, disse. Para a servidora pública Marta Alencar, a antecipação da gratificação natalina servirá para pagar uma viagem. “Eu estava pensando em viajar, mas não sabia quando seria o pagamento. Com a antecipação eu poderei me organizar e viajar com meus dois filhos”, afirmou.

0 comentários: