20/07/2011

A Voz da Vitória. Um blog de quase 1 Milhão de acessos no @BLOGGER-MN

O I Encontro de Produtores de Mídias Digitais da Mata Norte e Agreste de Pernambuco reunirá em um mesmo local feras da Blogosfera que já estão consolidados nos meios de comunicação da região e do estado. Um exemplo disso é o Blog A Voz da Vitória, do nosso companheiro Lissandro Nascimento. O Blog está prestes a ter 1 Milhão de acessos.

@BLOGGER - Quando começou a atuar na área de comunicação?

Foi de modo inusitado. Eu sempre escrevia colunas políticas para alguns periódicos da região e decidi com alguns amigos montar um Blog que reunisse o debate devozdavitoria idéias em Vitória de Santo Antão no ano de 2007. Nunca tive experiência com comunicação, a vida me empurrou. Sem pretensões de algo maior ou querer faturar em cima, essa iniciativa deu tão certo que eu fui convidado a dirigir um programa de notícias na Rádio Tabocas FM. Com seis meses o nosso Blog tornou-se o mais acessado da cidade e de uma hora de programa de rádio que eu fazia no início da tarde, pulei para duas horas no início da manhã, competindo com qualidade com outros colegas de comunicação que já estavam consolidados na cidade.  Hoje o Blog e o Programa de Rádio A VOZ DA VITORIA é uma referência para a região, construída pelo compromisso em informar e contribuir para a formação conseqüente da sociedade. É uma tarefa árdua que hoje consome metade do meu tempo e que envolve uma equipe de dez pessoas, gerando renda e intercâmbio com outros pólos de mídia.

@BLOGGER - Qual a importância da Internet na comunicação local?

Virou febre. A democratização deste meio de comunicação tem contribuído para fomentar o debate na cidade, desmistificando velhos paradoxos e germinando um novo foco no cotidiano. Os cidadãos começam a perceber que os veículos de comunicação tradicionais existentes estavam viciados pelo ambiente político contaminado, que agora começa a se abrir através da internet como opção na busca de informação e alcance de seus reclamos imediatos, sem esquecer da necessidade de discutir o futuro. Quando começamos, a gente era o único blog de notícias da cidade, hoje existe em Vitória um universo de cinqüenta sites e blog's que buscam fomentar a informação. As redes sociais é outro elemento crescente que tem dominado a troca de informações e mobilizado a comunidade local.

@BLOGGER Qual a audiência do seu blog?

Nas próximas semanas estaremos chegando a 1 milhão de acessos. Somos o único com esta marca na cidade. Diariamente temos uma média de 04 mil IP's, obtendo cerca de 4 mil acessos ao dia, valendo destacar que quando ocorre algo excepcional na região, fatos que ocorrem na cidade que chamam a atenção do Estado, chegamos a triplicar este acesso. Vale ressaltar que atualmente somos alimentadores de informação dos principais veículos de comunicação da Região Metropolitana do Recife (RMR), onde o Blog é requisitado como fonte da região para a imprensa do Estado, além de deter um banco de dados de assessorias de vários municípios e veículos de comunicação em Pernambuco.

@BLOGGER - Como a internet tem contribuído para divulgar a sua cidade?

Há registros de internautas de todas as regiões do País, além dos continentes Europeu e sobretudo Africano. Todos à procura de informações sobre a cidade e a região. No sistema de buscas somos pioneiros na opção dos internautas. Além do Blog, há internautas que escutam o nosso Programa de rádio pelo áudio da internet através do Portal da Tabocas FM, inclusive com registros até do Japão. Como nós registramos os principais acontecimentos e conflitos da sociedade local, isso tem facilitado para quem está de fora possa entender um pouco o nosso cotidiano e valorizar a cultura local.

@BLOGGER - Como analisa a importância de evento como  @BLOGGER que pretende articular e reconhecer os trabalhos de blogueiros em nossa região?

Trata-se de uma necessidade imediata. Se faz necessário unir estes blogueiros para além do intercâmbio e da troca de experiências, firmar compromissos em construir um sistema midiático que atenda aos interesses da sociedade. A democratização dos meios de comunicação deve ser o nosso norte. Esta iniciativa nos possibilita discutir a região da Zona da Mata pernambucana, propor estratégias de comando midiáticos que nos fortaleçam mais ainda e ampliem o nosso horizonte do que pretendemos ter como qualidade de vida à região. É a chance de redirecionarmos os nossos anseios, dificuldades e apreensões em torno de algo que nos ajude a superar e pensar em como poderemos nos aprimorar para fazer da internet um aliado para um mundo melhor em que todos possam ter seu "lugar ao sol".

Lissandro Blog2

0 comentários: