01/07/2011

Universitários da UFPE ajudam no combate a mortalidade infantil em Vitória de Santo Antão

O PET-Saúde/Vigilância em Saúde do Centro Acadêmico de Vitória/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Vitória de Santo Antão, é coordenado pela Profª Ana Wládia Silva de Lima.

Dentre as ações já desenvolvidas, o CAV promoveu, entre os dias 14, 17 e 18 de fevereiro de 2011 o I Seminário de Vigilância do Óbito Fetal e Infantil. O seminário foi realizado com técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Equipe PET/VS no Centro Acadêmico da Vitória/UFPE. Com o objetivo de efetuar a atualização dos técnicos da VE e capacitação dos monitores do PET/VS para a vigilância do óbito infantil e fetal, e discutiu sobre a estruturação do comitê de mortalidade infantil do Município.

Os Monitores do PET-Saúde participam de ações de promoção em saúde junto com a diretoria de atenção básica de Vitória, atividade intensificada desde março 2011. Mensalmente, as ações acontecem nas praças da cidade.
São atividades voltadas para a educação em saúde, monitoramento de doenças e agravos não transmissíveis, realização de exame Papanicolaou, e orientações nutricionais.
No momento esta ação conta com cinco subprojetos de pesquisa que compõem o projeto único sobre a Avaliação da Mortalidade Infantil em Vitória de Santo Antão, de 2008 a 2010.

0 comentários: