01/07/2011

Hoje completa 2.190 dias que calaram uma voz...

J. Cândido foi assassinado ao 
chegar ao seu local de trabalho. 
Foto: Divulgação

Por volta das 05h50min do dia 02 de Julho de 2005 o ex-radialista e vereador, J. Cândido era executado por dezenas de tiros, ao chegar ao seu local de trabalho, a Rádio Alternativa, em Carpina. Quatro homens em duas motos o abordaram e dispararam diversas vezes contra a vitima. Dezoito tiros foram contabilizados pelo Instituto de Criminalista (IC). Os bandidos contaram com o apoio de um carro que ficou de prontidão ao longe.

Quatro suspeitos de participação no crime foram presos dias depois. O autor intelectual do crime o PM Luiz André de Carvalho, também conhecido como Cabo André, chefe da Guarda Municipal de Carpina à época. Ele teria recebido a ajuda dos policiais militares Edilson Soares Rodrigues e Tairone César da Silva Pereira, além do motorista Jorge José da Silva. Hoje eles aguardam o julgamento em liberdade, mas podem pegar até 30 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado.

Cândido havia sofrido um atentado, dois meses antes do seu homicídio, quando se dirigia para sua residência, na cidade de Lagoa do Carro. Ele foi interceptado por uma moto, ao reduzir a velocidade do seu automóvel, ao passar por uma lombada eletrônica, no Bairro de Santo Antônio, em Carpina. Ao perceber que havia sido ferido, o ex-vereador se deslocou para a capital pernambucana, onde recebeu cuidados médicos.

Após o atentado o ex-radialista pediu proteção de vida ao governo do estado, na época Jarbas Vasconcelos (PMDB) era o gestor, mas o seu pedido foi negado.

Após seis anos o crime ainda não foi solucionado, um possível julgamento poderá ocorrer este ano. No período eleitoral de 2006, o atual governado do estado, Eduardo Campos (PSB), prometeu não medir esforços para solucionar o crime. Cinco anos de governo já se passaram e nada foi solucionado.

0 comentários: