21/06/2011

Aprovada reeleição da Mesa Diretora em segunda discussão

Foto: Divulgação
A Assembleia aprovou, na noite desta segunda (20), em segunda discussão, a Proposta de Emenda à Constituição que trata da reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa. A matéria, de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins, do PSC, obteve 38 votos favoráveis e seis contra. A PEC recebeu uma emenda substitutiva do presidente da Comissão de Justiça, Raimundo Pimentel, do PSB, e outra modificativa do relator, Ricardo Costa, do PTC. Na primeira discussão, à tarde, a proposição recebeu 38 votos favoráveis e nove contra. Nesta terça (21), acontece a votação da redação final da proposta.

Antes da apreciação da matéria em segundo turno, Pastor Cleiton Collins informou que a PEC teve o objetivo de garantir que todos os 49 parlamentares pudessem disputar a eleição da Mesa. A mudança permite apenas uma reeleição dos integrantes da Mesa em cada legislatura. A matéria também definiu que qualquer alteração referente ao tema realizada numa legislatura só entrará em vigor na seguinte.

Durante a primeira discussão, vários parlamentares analisaram a proposta. O líder da Oposição na Casa, Antônio Moraes, do PSDB, ressaltou que os deputados assumiram a responsabilidade pelos seus votos. Já o líder do Governo, Waldemar Borges, do PSB, destacou que o entendimento de cada parlamentar sobre a reeleição deve ser respeitado.

Falando como líder do PTB, o deputado Izaías Régis votou contra a reeleição, argumentando que a Casa precisa abrir espaço para novos líderes. Maviael Cavalcanti, do Democratas, e Daniel Coelho, do PV, afirmaram que o voto contrário à PEC foi uma demonstração de independência.

Também votaram contra no primeiro turno os seguintes deputados: Antônio Moraes, do PSDB, Teresa Leitão, do PT, além de Augusto César, José Humberto Cavalcanti, Sílvio Costa Filho e Júlio Cavalcanti, todos do PTB. Já na segunda discussão, três parlamentares que haviam votado contra estavam ausentes: Antônio Moraes, Izaías Régis e Maviael Cavalcanti.

0 comentários: