05/01/2010

Vicência terá escola de Referência

Com informações do Vicência Net

O ano letivo de 2010 começará com algo diferente na Escola Padre Guedes. Pelo menos os sexto e sétimo ano (5ª e 6ª séries) não mais existirão naquela unidade de ensino. A partir do ano que vem a escola passará a integrar a rede de escImagem1olas de referência do estado de Pernambuco, onde os alunos passarão o dia com atividades escolares. A princípio a escola funcionará em regime semi-integral, ou seja, os alunos ficarão três dias em dois turnos (Manhã e tarde) e terão almoço e merendas normalmente.

Com a mudança os alunos das quintas e sextas séries serão remanejados para as escolas do município ou para o CERu. que continuará a funcionar normalmente , inclusive com o cruso Normal Médio (Antigo Magistério).


As escolas de referência começaram a ser implantadas no estado ainda no governo Jarbas e foi considerada pelo representante do governo Eduardo Campos, Aluízio Lessa, como algo que deu certo. Eduardo deu continuidade ao processo e a meta é transformar todas as escolas estaduais em escolas de tempo integral como já acontece em Timbaúba, Goiana e agora em Nazaré da Mata. No futuro, os alunos estudarão na parte da manhã ficando a tarde para atividades físicas e cursos profissionalizantes conforme será implantado em 2010 nas cidades de Carpina e Goiana.


Em Vicência gerou-se uma grande discussão sobre o assunto e até o ultimo momento havia a dúvida se seria o CERu. ou o Pe. Guedes. De acordo com uma fonte consultada pelo VICENCIANET, o CERu. havia sido escolhido para abrigar o novo estilo de ensino, até mesmo por conta do espaço físico mais favorável, no entanto, segundo esta mesma fonte, houve a intervenção do deputado federal Inocêncio Oliveira que solicitou ao governador a vinda para a escola Padre Guedes.


Segundo a Secretaria Estadual de Educação, os professores devem permancer, no entanto, terão que se submeter a análise de currículo e outros professores de outras cidades também terão oportunidade de concorrer a uma das vagas para lecionar na unidade.


Os educadores terão que disponibilizar oito horas diárias nos turnos da manhã e tarde e cumprir diversos requisitos de adequação à nova realidade. É oferecido um abono salarial que pode chegar a 200% do salário base de professor (Hoje em torno de 1.016,00), para uma carga horária de 200 h/a.

0 comentários: