05/01/2010

Jaboatão se despede de Geraldo Melo

O corpo do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-deputado Geraldo Melo foi sepultado, no fim da tarde de ontem, no Cemitério da Saudade, em Jaboatão Centro. Na cerimônia, familiares, amigos e figuras da política do município e do Estado se uniram a dezenas de populares para uma despedida carregada de emoção ao ex-gestor, que travou uma luta de dois anos contra um câncer no pulmão. Internado desde o dia 14 de dezembro, no Hospital Santa Joana, Geraldo não resistiu às complicações da doença e faleceu aos 66 anos de idade na manhã de ontem. Conhecido pelo seu temperamento forte, o ex-prefeito foi um dos nomes determinantes para a fundação do PMDB de Pernambuco.

“O PMDB perde um dos seus grandes quadros. Uma figura política de expressão, um verdadeiro guerreiro e liderança inconteste. Foi prefeito duas vezes de Jaboatão dos Guararapes, foi eleito deputado e conseguiu ainda eleger deputado o seu filho, Geraldo Melo Filho (PMDB). É uma grande perda”, conferiu o presidente estadual da legenda, Dorany Sampaio.

Presente no sepultamento, o senador Marco Maciel (DEM) ressaltou a forma preocupada que Geraldo Melo conduziu a Prefeitura de Jaboatão. “A morte dele nos entristece porque era não só um político de visão, mas também um excelente gestor”, enalteceu o democrata, frisando que teve a oportunidade de firmar parcerias com o ex-peemedebista, quando estava à frente do Governo do Estado. “Na primeira vez que ele foi prefeito de Jaboatão, eu tive a oportunidade de, como governador de Pernambuco, acertar parceria e desenvolver programas com ele”, rememorou.

Durante a solenidade de despedida, muitos populares prestavam homenagem a Geraldo Melo o denominando como “prefeito amigo dos pobres” por ações sociais promovidas por ele em suas gestões em Jaboatão. “Era o prefeito dos agasalhos. Não deixava a gente passar frio”, gritou a dona de casa Maria Auxiliadora.

Geraldo Melo ingressou na política há pouco mais de 30 anos. Foi eleito prefeito de Jaboatão pela primeira vez em 1976, depois, foi duas vezes deputado federal, retornando ao Executivo do município em 1989. Ele ainda chegou à Assembleia Legislativa, onde cumpriu dois mandatos. Geraldo Melo tinha cinco filhos de dois casamentos.

LUTO

O prefeito em exercício de Jaboatão dos Guararapes, Edir Peres (PPS), decretou luto de três dias na cidade em memória do ex-prefeito Geraldo Melo. “Considero uma perda para a política de Jaboatão e de Pernambuco. Geraldo Melo tinha uma personalidade notória de espírito público, que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade em diversas funções públicas, tanto no Legislativo, quanto no Executivo”, disse o pós-comunista.

0 comentários: