14/01/2010

Carnaval de Vitória fará o "encontro de todos os bichos"

Por Lissandro Nascimento

Foi apresentado na última terça-feira a todos os blocos e troças carnavalescas o Projeto do Carnaval 2010 promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura da Vitória de Santo Antão.


Com o slogan "Vitória Carnaval das Alegorias, onde os bichos se encontram", esta reunião no Teatro Silogeu permitiu juntar todos os associados da ABTV e ACTV para conhecer o Projeto e ficar informado dos preparativos que estão sendo empreendidos pela Prefeitura, em conjunto com o 21º BPM, Bombeiros, Guarda Municipal e o Ministério Público.

Por possuir um Carnaval diversificado e bastante rico, Vitória de Santo Antão tem tido a experiência desde a Festa de Momo 2009 de retomar os investimentos na produção de Carros Alegóricos e Fantasias, que é o seu forte diferencial, além de deter uma singular história voltada a figuração de nomes de animais em seus clubes, troças e blocos carnavalescos.


E por ter esta riqueza simbólica em torno dos bichos, a pretensão da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte é promover este diferencial realizando o encontro de todos os bichos que estão figurados no carnaval vitoriense, tornando especialmente a segunda-feira de Carnaval, no "Dia D" de nossa tradição. O foco do Carnaval 2010 também será voltado para as homenagens dos 384 anos de fundação do Município da Vitória de Santo Antão.

A cidade dispõe de um Clube que é mais velho que o Frevo e foi um dos primeiros a confeccionar Carros Alegóricos (1906). Trata-se do Clube Abanadores o Leão, que tem uma concorrência salutar com os Clubes o Camelo, bem como o Cisne (Motoristas). Sem contar que aqui temos a Zebra, o Coelho, os Ursos Branco e Preto, Papa Léguas, a Girafa, Galo do Cajá, entre os demais.

Para o Secretário Paulo Roberto, se faz necessário todas as troças e blocos do Carnaval vitoriense disputar o espaço da mídia pernambucana entre os polos que já estão consolidados, a exemplo de Olinda, Recife e Bezerros. "A segunda-feira deve ser o dia especialmente voltado para juntar tudo que temos de riqueza cultural em Vitória de Santo Antão. Vamos nos juntar para promover o encontro de todos os bichos, das alegorias, dos estandartes e das fantasias. Precisamos mostrar para o País porque somos o melhor Carnaval do interior de Pernambuco", convocou Paulo Roberto.

0 comentários: